O maior será sempre o menor

By | 06:40:00 1 comment
Todo mundo gosta de ser elogiado ou recompensado por uma obra feita por suas mãos, o ser humano tem essa necessidade, de ter o seu trabalho reconhecido por todos. É de se imaginar que uma sociedade corrompida pelo pecado tenha valores completamente diferentes daqueles vividos por nós Cristãos. A Bíblia já dizia: E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.” (Genesis 6.5); Diante disso vivemos em um mundo com valores meritocráticos onde tudo gira em torno de competição, praticamente tudo se resume em ter, crescer, avançar, conquistar, buscar as oportunidades e obter sucesso.
                Esse padrão invadiu as Igrejas evangélicas transformando seus Líderes em homens prepotentes e superficiais, em alguns casos podemos até dizer que muitos buscam reconhecimento, almejando para si títulos a fim de serem bajulados por seus seguidores. O título em si acaba recebendo valores exacerbados e o ter acaba testificando aquele que é vencedor no mundo Espiritual. Jesus condenou fortemente esse mundo superficial pregado pelos religiosos judeus, pois esses pensamentos não condizem em nada com o Espírito da Fé Cristã. É errado buscar o reconhecimento? É errado ser prospero e ter avanços e conquistas em sua vida?
                O Novo testamento registra uma história curiosa em relação ao assunto: “Não será assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se poderoso entre vós, seja esse o que vos sirva; e quem entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo, a exemplo do Filho do Homem, que não veio para ser servido, mais para servir e para dar a vida em resgate de muitos.” (Mateus 20.26-28). Nesse trecho a mulher de Zebedeu fez um pedido ambicioso ao Senhor Jesus reivindicando que seus Filhos deveriam sentar ao Lado Dele na eternidade. Ter Honra, Poder e Glória são atributos excepcionais na visão do ser humano, mas para Jesus não significa nada, no texto citado Jesus disse que veio ao mundo para servir, claramente entendemos que sua real missão era Salvar a muitos como diz o texto.          
          Buscar Honra, Poder e Glória com toda certeza é um erro, temos que entender que nossas melhores ações não nos dá nenhum direito no Céu, não há mérito algum no ser humano para que ele deva ser salvo, a Graça derramada por Jesus na Cruz do Calvário nos condicionou a sermos como Ele, ou seja, humildes e mansos. Paulo enfatiza isso em sua carta a Igreja de Éfeso: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” (Efésios 2.8-10). Além do homem não ter mérito algum em sua salvação, diz o texto que o Senhor preparou boas obras para que andássemos nelas, ou seja, o caminho trilhado pelo homem remido e eleito por Cristo deve ser o caminho guiado pelo Espírito Santo.
               Não devemos buscar ser o primeiro ou ser o melhor entre os outros irmãos, nossos títulos, dons e talentos devem ser para a edificação do corpo de Cristo (Efésios 4.12) a Igreja precisa ter em mente que somos chamados para servir e não para sermos servidos, Aquele que se torna Cristão tendo em vista que receberá muitos galardões ou apenas para viver dias gloriosos está completamente enganado, até por que qualquer boa ação feita por nós não passa apenas de obrigação (Lucas 17.7-10), não busque para si a Glória, pelo contrário busque a honra e a glória para o seu próximo com o intuito de glorificar sempre ao nosso Deus, Toda honra e toda Glória seja dada ao Rei dos reis e Senhor dos senhores, quanto a você que Lê este artigo, Deus te abençoe e te guarde! Graça e Paz.

Por Seminarista Antônio Júnior
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário: